Fundação Portuguesa de Santo António e Todos os Santos
fundo fundo
fundo fundo fundo fundo fundo fundo fundo
fundo fundo fundo fundo fundo fundo fundo
   

Juventude em Movimento

É com Amor, Dedicação e Carinho que me dirijo a todos vós, jovens, adolescentes e crianças de Portugal e do Mundo.

Constato, lamentavelmente, que as coisas têm mudado de forma completamente desordenada no que diz respeito à nossa sociedade e isso lesa, especialmente, a juventude actual. Tudo isto muito me entristece porque a juventude precisa de se exprimir, mas para isso precisa de mais espaço na sociedade dita dos adultos e precisa de mentes abertas prontas para ouvir o que a juventude tem para dizer.

Caros jovens, quero que saibam que a partir de hoje nunca mais estarão sós, porque estarei sempre presente através desta missão, que quer partilhar convosco o melhor que a vida tem para nos oferecer. Aproveito esta ocasião para vos confessar que eu também sofri muito durante a minha adolescência e juventude, devido a certas atitudes e pensamentos arcaicos e rotineiros de pessoas e entidades, das quais esperava exemplos, mas também por falta de atitudes concretas e sensatas e sobretudo por falta de abertura de espírito e falta de tempo e de capacidade de escuta por parte de quem estava próximo, tanto a nível da família como de todos aqueles que se apresentavam como superiores, incluindo os professores. Tinha tanto para dizer, tinha tanto para fazer e ninguém se dispunha a ouvir-me e quando me ouviam, quase à força, aproveitavam para me chamar sonhador, como se isso fosse uma doença e eu considerava-me injustiçado.

Sempre acreditei e continuo a afirmar que vale a pena sonhar, porque quem não sonha quase não vive e tem muita dificuldade em se realizar. Quero, por isso, reconfortar-vos e dar-vos testemunho de que vale a pena acreditar e investir no conhecimento para que haja mudança evolutiva e não apenas mudança. Agora que estamos unidos, vamos esquecer os culpados e procurar soluções, para que as futuras gerações vivam melhor e partilhem mais em melhores condições.

Caro Jovem, recorda-te que existem milhões de crianças no mundo que são mal alimentadas, escravizadas, sem casa nem família e, por vezes, envolvidas em guerras que elas não entendem, mas nas quais as obrigam a participar, porque a cegueira de alguns mandões inconscientes mata os sonhos dos que querem construir um mundo melhor e não podemos deixar que isso continue a acontecer perto de nós. Como se o drama da miséria não chegasse, milhares de bebés, crianças e jovens são diariamente abusados na amargura e humilhação da prostituição, cujo trauma se prolonga, em muitos casos, até ao final das suas vidas.

Agora que lutamos unidos, vamos fazer todo o possível para dignificar os nossos Irmãos que o mundo pensa perdidos, mas que nós consideramos que não. Por isso, vamos unir-nos e dar-lhes a mão para que o mundo de amanhã seja mais justo.

Caro jovem, se acreditares tanto em mim como eu estou disposto a acreditar em ti, já podemos juntar os nossos sonhos e a nossa força aos de tantos que pensam como nós e, assim, poderemos despertar o mundo para a felicidade através da partilha, do bom senso, dos bens de primeira necessidade e de um pouco de tempo, porque todos precisamos de ouvir e ser ouvidos.

Nesse contexto, sempre que te toque a ouvir, ouve atentamente e se tiveres que criticar, fá-lo discretamente, mas se tiveres que elogiar, fá-lo publicamente.

A juventude precisa de estabilidade e referências para crescer mas também precisa de espaço para se movimentar e aprender.
A juventude precisa de crescer em movimento para descobrir a diferença e poder comparar antes de tomar decisões.
fundo Página principal
fundo  
  Santo António
  fundo
fundo  
   
fundo fundo  
fundo Página principal
fundo fundo
fundo fundo fundo fundo fundo fundo
fundo fundo fundo fundo fundo fundo