Fundação Portuguesa de Santo António e Todos os Santos
fundo fundo
fundo fundo fundo fundo fundo fundo fundo
fundo fundo fundo fundo fundo fundo fundo
   

SaÚde e Beleza

É certo que não sou médico, profeta e nem tão pouco sonho vir a sê-lo, mas sirvo-me do meu direito de livre-pensador e cidadão do mundo para exprimir os meus pensamentos e expor as minhas experiências e convicções, para que possam ser partilhadas por quem tiver interesse. Visto que me atrevo a abordar o tema da saúde, informo os meus Amigos e leitores que não pretendo, de forma alguma, confundir o público com as minhas afirmações, pois elas decorrem das minhas experiências e convicções adquiridas ao longo da vida.

Por isso, os meus conselhos não dispensam o controlo médico tradicional, porque o que pretendo é chamar à atenção para a junção dos valores de cada uma das áreas de saúde, seja ela da medicina tradicional ou da medicina alternativa, porque na minha opinião elas devem ser complementares.

Mais concretamente, aconselho todas as pessoas a fazerem um controlo geral (check up) pelo menos uma vez por ano, mesmo que aparentemente esteja tudo bem, a fim de investirmos mais na prevenção do que no tratamento. Neste caso concreto, as minhas propostas de saúde e beleza devem ser encaradas como um suplemento de cuidados, que visam tornar a vida mais positiva e preencher alguns espaços vazios da medicina tradicional. Com o objectivo de agir em segurança, pretendo que todos os nossos centros de saúde e beleza tenham a colaboração permanente de médicos de clínica geral, assim como de alguns especialistas que se predisponham a colaborar connosco.

Além dos médicos, teremos também, dentro do mesmo espaço, equipas altamente especializadas para ajudarem as pessoas a descobrir a harmonia interna e externa, transformando assim o negativo em positivo através da arte de bem viver. Esses espaços serão concebidos para oferecer, aos nossos Amigos e clientes, o melhor que existe, tanto para o corpo como para o espírito, porque quando o espírito vive alegre o corpo agradece e isso representa a harmonia de que tanto precisamos para conseguirmos ser felizes.

O nosso lema principal será sempre a preocupação pelo próximo, pelo que colocaremos toda a nossa experiência e boa vontade ao serviço de quem nos procure e tudo faremos para os ajudar a alcançar uma vida melhor, agindo segundo o máximo de conhecimento trazido pelos melhores especialistas que estamos a recrutar. Além de toda a sabedoria reunida, os nossos tratamentos serão aplicados em espaços resplandecentes, com uma qualidade de acolhimento nunca vista, onde o sentir das palavras se transforma em doçura e o carinho, o respeito, a dedicação e o Amor reflectem o mais alto Esplendor.

Sempre que nos visitarem encontrarão ouvidos atentos e mãos dispostas a transformar as vossas vidas num mar de felicidade, seja qual for o vosso problema, porque aquilo que a medicina não resolver o Amor encarrega-se de solucionar. A nossa abordagem será sempre personalizada e, sobretudo, interligada ao Amor Universal e à energia curativa que Deus derrama sobre nós e que tantas vezes rejeitamos por falta de conhecimento.

Assim sendo, os primeiros passos que daremos em conjunto serão no sentido de descobrirmos as desafinações espirituais e corporais a fim de procedermos aos devidos ajustes através do diálogo e manuseamentos físicos apropriados, permitindo assim corrigir os maus hábitos que nos transformam a vida num autêntico calvário. Os nossos centros de tratamento de saúde e beleza dividem-se em duas vertentes, sendo uma delas dedicada aos tratamentos psico-físicos que se efectuarão nos centros e que incluem cabeleireiros integrados num espaço de design agradável com serviço de café e chá, mas, sobretudo, com muita leitura de qualidade que conduz ao melhor entendimento e à cultura de Paz interna e externa que todos precisamos para viver, embora muitas pessoas ainda a desconheçam.

Em anexo teremos centros de meditação e de massagens com cerca de cinco modalidades bem específicas e reiki, bem enquadrado na filosofia de vida Cristã, assim como psicologia periférica ou profunda, mas sempre com a parte espiritual integrada, para que o corpo se prepare para aceitar novas ordens que o levem a melhorar a auto-estima e o equilíbrio emocional, sem o qual é impossível ser feliz.

A segunda vertente será os Hotéis-Clínica situados em grandes espaços, onde tudo o que de bom existe no mundo será conjugado, permitindo assim intervenções profundas em todas as áreas da saúde e de lazer, incluindo a terapia da comunicação e a arte de rir por excelência, porque o rir tanto impede de adoecer, como ajuda a curar.

Estou certo que sempre que nos visitar sairá cheio de energia renovada, que lhe permitirá olhar para a vida e para o mundo de forma mais positiva e serena, bem como desfrutar plenamente dos talentos que Deus lhe deu, para ter acesso e usufruir da felicidade a que tem direito. Tenho a profunda convicção que Deus nos mandou a este mundo em Missão, com direito a férias e à felicidade por mérito, por isso não temos o direito de viver como se estivéssemos sempre de férias. Certo é que temos muitos direitos que raramente são respeitados, mas também temos muitas obrigações que não cumprimos, tal como cuidar uns dos outros com Amor e dedicação, fazendo bem aos outros e preenchendo o nosso coração.

Tantas vezes andamos distraídos que passamos ao lado do melhor que a vida tem para nos oferecer, por não sabermos cuidar do corpo e da mente, em simultâneo, para que o Amor de Deus habite permanentemente em nós. Provavelmente, os não crentes em Deus vão achar ridícula a minha forma de falar da saúde misturada com a espiritualidade. No entanto, muita gente sofre sem encontrar o verdadeiro motivo da doença, pois a ciência tem tendência a esquecer a parte espiritual e mental, apesar de elas serem a parte mais importante.

Tristemente, ainda estamos muito atrasados no entendimento da humanidade. Por isso, muitos médicos pseudo-especialistas falam do corpo como se ele não tivesse espírito e outros falam da parte espiritual de forma tão primitiva que fazem mais mal que bem a quem os procura. Para mim é evidente que a Deus nada é impossível, mas certo é que Ele nos deu a possibilidade de entendermos e tratarmos todos os fenómenos, só que se não acreditarmos N’Ele, nada conseguimos e, assim, em vez de avançarmos, recuamos continuamente e deixamo-nos devorar pelo sofrimento. É certo que a medicina tradicional tem feito excelentes descobertas e avanços muito significativos, só que, na minha opinião, pecam por não integrarem a medicina alternativa, incluindo a parte espiritual no seu todo, para que haja harmonia, porque sem harmonia não existe felicidade.

Felizmente, existem muitos médicos que acrescentam às suas capacidades profissionais a crença em Deus, mas tristemente deles ninguém fala, quase como se ser-se bom esteja fora de moda. A esse respeito, aproveito para elogiar a associação portuguesa de médicos e enfermeiros católicos, que se entrega ao serviço dos doentes de alma e coração, assim como tantos anónimos a quem quero dar a palavra e a força de intervenção, para que sejam conhecidos e sejam estimulados a fazer mais ainda. Além disso, quem se quiser informar, poderá descobrir que muitos médicos cirurgiões se entregam felizmente a Deus ou ao Santo do qual são devotos, antes de começarem qualquer intervenção cirúrgica. Eu conheço alguns, por isso posso testemunhar.

Para quem não sabe, aproveito para os informar que durante os anos da guerra fria, em que existiam elites ultraliberais ao serviço das chamadas potências internacionais que faziam circular as maiores mentiras em todos os aspectos, tanto a nível político como científico, era fácil encontrar pessoas a dizer que tudo era matéria e que tudo se transformava, como se a parte espiritual não existisse. Graças a Deus que a capacidade individual e colectiva de pensar evoluiu, o que faz com que tenhamos cada vez menos pessoas a acreditar nessas mentiras tão absurdas.

Felizmente, hoje todos podem constatar que uma maioria esmagadora dos cientistas acredita em Deus, incluindo alguns dos mais famosos. Neste contexto, desejo criar uma simbiose entre os médicos e enfermeiros católicos convictos e praticantes, de forma a somarmos os benefícios da ciência ao conhecimento espiritual, para que a cura seja completa e a felicidade seja uma realidade acessível a todos.

Antes que o cansaço te vença e o stress se instale, organiza-te de forma a poderes relaxar pelo menos duas ou três vezes ao dia. Para isso, procura um lugar apropriado onde te possas instalar de forma confortável, mantendo os pés em alto e o tronco bem firme. Depois disso, dá asas ao pensamento e liberta-te do peso do tempo, entrega-te a Deus e verás que descobriste um homem novo.

Recorda-te que o corpo é uma autêntica central energética, que necessita e merece ser tratado com sabedoria, carinho e ternura, para que seja feliz, se desenvolva e distribua Amor e doçura. Aprende a captar a Energia Divina e purifica-te com ela para que possas transmitir aos que ainda a desconhecem.

Cuida bem do teu corpo e ainda melhor da tua alma e da tua mente, porque um dia o corpo desaparece, mas a alma permanece para sempre. Empenha-te um pouco mais na descoberta do teu interior para que os teus olhos continuem a ser o espelho da tua alma e o reflexo do Amor.
Vive com coragem e alegria e transforma as tuas desilusões num novo desafio para curar as feridas e alcançar novas emoções. Recorda-te que o teu corpo precisa de ser bem cuidado, porém, as omoplatas e a coluna cervical merecem especial cuidado e agradecem tratamento adequado.
fundo Página principal
fundo  
  Santo António
  fundo
fundo  
   
fundo fundo  
fundo Página principal
fundo fundo
fundo fundo fundo fundo fundo fundo
fundo fundo fundo fundo fundo fundo